Pular para o conteúdo principal

Vitiligo, novas tecnologias

Hoje fui convidada pelo programa Tarde Show da Tv Mogi News para falar sobre uma doença muito comum no dia a dia do dermatologista: O Vitiligo.

http://www.tvmoginews.com.br/tardeshow/index.php?video=42391

Apesar do grande acesso a informação é muito comum as pessoas "torcerem o nariz" quando o assunto é Vitiligo, apesar de NÃO ser contagiosa, a doença altera a uniformidade da cor da pele e por isso acarreta em tanto preconceito.

O Vitiligo pode iniciar pelas mãos e pés, estas áres também podem ser as mais difíceis de repigmentação

O Vitiligo é uma desordem da pigmentação da pele e chega a atingir 2% da população mundial. O  mecanismo precursor do vitiligo é a ação de anticorpos endógenos que deixam de reconhecer as células produtoras de melanina (melanócitos), destruindo-as, dessa forma, a melanina deixa de ser produzida pelo organismo.

Quando o Vitiligo acomete pessoas claras ele é quase imperceptível, porém ao acometer áreas com peles estes também perdem a cor


O resultado final são manchas brancas, chegando a apresentar um fundo róseo em alguns casos, nenhum outro sintoma é apresentado pelo portador do Vitiligo, porém mesmo assintomático, é conduta médica a investigação de outras doenças como Hipotireoidismo ou Diabetes tipo 1 que apresentam mecanismos semelhantes (doenças auto imune).


Em relação ao tratamento temos hoje ótimos resultados com o emprego da Luz: os lasers do tipo Excimer (para lesões pequenas ou iniciais) ou a Fototerapia UVA, UVB ou UVB-NB (para lesões disseminadas ou segmentares).

Câmaras de Fototerapia, irradiam a pele nos 360º


O tratamento clássico ainda é baseado em cremes ou pomadas a base de corticóides ou imunomoduladores (pimecrolimus ou tacrolimus), psoralenos (drogas que sensibilizam a pele gerando hipercromia), banhos de sol e vitaminas por via oral.

Excimer Laser 308nm


Os melhores resultados são obtidos com a Fototerapia UVB-NB pois ela danifica menos o DNA celular, tem menor chance de efeitos colaterais como eritema, bolhas e também proporciona resultados duradouros com menor recidiva das lesões, por todas estas características escolhemos este equipamento para a Clínica Dermatolux.

A quantidade de sessões varia com a extensão e o tempo de evolução da doença, em média iniciamos com 2 minutos de Fototerapia 2x por semana aumentando cerca de 1 minuto por semana, os resultados começam a ser observados de 10 a 15 sessões porém o tratamento completo pode atingir 50 sessões.


Foto extraida de um artigo científico que associa transplante  de pele com fototerapia


Foto extraida de um artigo científico que associa transplante  de pele com fototerapia
Conclui-se portanto que o Vitiligo pode ser controlado tanto com medicações como também com equipamentos, em caso de dúvidas, procure um especialista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Micose superficial de pele, como evitar as recidivas

Conhecida popularmente como "pano branco", a Pitiríase Versicolor é uma micose superficial da pele cujo agente causador é um fungo que habita a própria pele,  porém em algumas pessoas, em que as condições são favoráveis, temos o desenvolvimento da doença. Muitas vezes, a doença é percebida poucos dias após a exposição da pele ao sol, isso porque nas áreas da pele afetadas pela micose, a pele não se bronzeia. Com o bronzeamento da pele ao redor ficam perceptíveis as áreas mais claras onde está a doença e a pessoa acha que pegou a micose na praia ou piscina. Entretanto, o sol apenas mostrou onde estava a micose. Vem daí a crença de ser uma "micose de praia". As condições que tornam favorável o desenvolvimento do fungo são: umidade excessiva, seja por roupas úmidas, cabelos constantemente úmidos, excesso de cremes no corpo ou cabelos, calor, abafamento e predisposição individual. As áreas de pele mais oleosa, como a face, couro cabeludo, pescoço e a porção supe...

Clínica DERMATOLUX um novo conceito

A Clínica Dermatolux foi concebida para ser um espaço de saúde e bem-estar. Além da confortável instalação, conta com os mais modernos equipamentos médicos dermatológicos e está pronta para oferecer o melhor atendimento em procedimentos dermatológicos.  Vamos além da estética, priorizamos a sáude!!! Todos os procedimentos são realizados por médico Dermatologista Especializado pela Sociedade Brasileira de Dermatologista  http://www.magalisimoes.dermatosbd.org.br Procedimentos realizados: Laser de Co2-Dual Deep para tratamento de rugas, flacidez, cicatriz de acne e estrias Laser de Diodo-Depilação definitiva eficiente Peeling de Cristal-rugas superficiais, acne, manchas e estrias Peeling químico superficial e médio para tratamento de manchas e rugas Dermoabrasão cirurgica-cicatrizes de acne e estrias Fototerapia-tratamento de Psoríase e Vitiligo Radiofrequencia fracionada-tratamento de rugas e cicatrizes Crioterapia-tratamento do câncer de pele e de verrugas Sub...

Cicatriz de Acne/Dermatologista/Mogi das Cruzes

É comum atender   no consultório dermatológico, pacientes que me questionam sobre qual seria a melhor opção para o tratamento das cicatrizes ocasionadas pela acne. Baseados em tantos informes publicitários sobre cremes, laseres e peelings é que estes pacientes muitas vezes confundem-se sobre qual seria a melhor técnica para atendê-los. Acne inflamatória Grau III/IV nestes casos o ideal é entrar com tratamento de Isotretinoiva oral (Roacutan®) e após o término iniciar o tratamento das cicatrizes Cicatrizes do tipo Ice Picks e Box-Scar Segundo o recente Simpósio,   a conclusão foi a de que as técnicas combinadas são responsáveis pelos melhores resultados. Em cicatrizes distensíveis a associação de preenchedores como o ácido hialurônico, subcisão e laser fracionado seriam a melhor escolha,   já em cicatrizes conhecidas como   ice picks ou poros dilatados   a aplicação de ácidos como o Acido Tricloroacético seriam   a melhor escolha terapêu...