Pular para o conteúdo principal





Lesão elementar da Psoríase, placa eritemato escamosa.





Dicas no controle da Psoríase

Darei algumas dicas importantes no controle das lesões de Psoríase, porém nenhuma delas substituirá a consulta e orientação do médico especialista (dermatologista).
Esses cuidados você mesmo pode fazer em casa e incorporar à sua rotina, dessa forma vamos aliviar muito os sintomas da psoríase como o ressecamento a coceira, e a vermelhidão.

Nunca tomar banho quente!


A água quente remove o manto lipídico que protege sua pele gerando um aspecto mais ressecado e ainda mais coceira. O banho deve ser morno e rápido com água morna ou fria.




Não use buchas, não esfregue a pele pelo mesmo motivo do ítem 1, ao e não arranque as casquinhas pois a escoriação pode servir como uma porta de entrada para bactérias oportunistas.

Sabonete especial


Use sabonete de glicerina, com propriedades hidratantes. Quanto menos agressivo à pele, melhor o sabonete! Se possível opte pelos Syndets que são detergentes sintéticos sem sabão e que possuem um ph similar ao da pele. Nós constantemente orientamos banhos 1x ao dia e passar sabonetes somente em axilas, região íntima, atrás das orelhas e pés.








Hidratantes de banho são uma novidade que ajudam muito na hidratação. Você espalha pelo corpo após o sabonete e enxagua em seguida. Ao secar-se, evite esfregar a toalha, somente seque seu corpo com suaves “batidas da toalha” sobre a pele.


Óleo - Após o enxague, aplicar óleo pós banho com o corpo ainda molhado, não enxaguar. Seque o corpo com uma toalha macia, sem friccionar a toalha sobre a pele.


Creme hidratante. Antes de se vestir aplique generosamente o hidratante por todo o corpo, dando atenção especial para as áreas com lesões. Em peles com Psoríase evite produtos com Úréia pois esse composto pode causar um efeito irritativo.



FOTOTERAPIA – A fototerapia é um tratamento padrão ouro para tratamento e controle da doença, nessa modalidade terapêutica temos a concentração dos raios solares com ação terapêutica como o Uva e Uvb, existem várias modalidades terapêuticas, a que mais traz benefícios é a Uvb-nb devido a não necessidade de uso de medicação concomitante.


Lâmpadas de Uvb


Equipamento de
Fototerapia Uvb-nb

NÃO FUME e NÃO CONSUMA BEBIDAS ALCÓOLICAS!



FAÇA ATIVIDADE FÍSICA! A piora do quadro de Psoríase muitas vezes relaciona-se com o estresse, dessa forma, os exercícios físicos regulares podem contribuir não apenas para seu bem-estar, mas também para o controle da psoríase. Mesmo um exercício simples como caminhada, libera um hormônio chamado ENDORFINA que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer. A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo até recomendado no tratamento de depressões leves.

ÔMEGA 3 – entre os muitos benefícios do Ômega 3 está suas propriedades anti inflamatórias e o melhor funcionamento do sistema imunológico. Também ajuda a diminuir o colesterol e controla a diabetes. Consuma através de peixes, da linhaça ou em cápsulas vendidas em farmácias.


ALIMENTAÇÃO - como a psoríase é uma inflamação da pele, alimentos com propriedades anti inflamatórias e ricos em omegas são excelentes para o consumo, alguns são: SALMÃO, SARDINHA, AZEITONAS, AÇAFRÃO DA TERRA, CEREJAS, AZEITE EXTRA VIRGEM, ABACATE, GENGIBRE, ALHO E MAMÃO.


ESTADOS ANSIOSOS – o equilíbrio emocional é fundamental para o controle da doença. A psoríase tem uma ligação forte com o stress, depressão ou qualquer tensão emocional extra. Procure fazer meditação, relaxamento, caminhadas, yoga, terapia ou qualquer atividade que lhe dê prazer, que deixe você feliz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Micose superficial de pele, como evitar as recidivas

Conhecida popularmente como "pano branco", a Pitiríase Versicolor é uma micose superficial da pele cujo agente causador é um fungo que habita a própria pele,  porém em algumas pessoas, em que as condições são favoráveis, temos o desenvolvimento da doença. Muitas vezes, a doença é percebida poucos dias após a exposição da pele ao sol, isso porque nas áreas da pele afetadas pela micose, a pele não se bronzeia. Com o bronzeamento da pele ao redor ficam perceptíveis as áreas mais claras onde está a doença e a pessoa acha que pegou a micose na praia ou piscina. Entretanto, o sol apenas mostrou onde estava a micose. Vem daí a crença de ser uma "micose de praia". As condições que tornam favorável o desenvolvimento do fungo são: umidade excessiva, seja por roupas úmidas, cabelos constantemente úmidos, excesso de cremes no corpo ou cabelos, calor, abafamento e predisposição individual. As áreas de pele mais oleosa, como a face, couro cabeludo, pescoço e a porção supe...

Cicatriz de Acne/Dermatologista/Mogi das Cruzes

É comum atender   no consultório dermatológico, pacientes que me questionam sobre qual seria a melhor opção para o tratamento das cicatrizes ocasionadas pela acne. Baseados em tantos informes publicitários sobre cremes, laseres e peelings é que estes pacientes muitas vezes confundem-se sobre qual seria a melhor técnica para atendê-los. Acne inflamatória Grau III/IV nestes casos o ideal é entrar com tratamento de Isotretinoiva oral (Roacutan®) e após o término iniciar o tratamento das cicatrizes Cicatrizes do tipo Ice Picks e Box-Scar Segundo o recente Simpósio,   a conclusão foi a de que as técnicas combinadas são responsáveis pelos melhores resultados. Em cicatrizes distensíveis a associação de preenchedores como o ácido hialurônico, subcisão e laser fracionado seriam a melhor escolha,   já em cicatrizes conhecidas como   ice picks ou poros dilatados   a aplicação de ácidos como o Acido Tricloroacético seriam   a melhor escolha terapêu...