Conhecida popularmente como "pano branco", a Pitiríase Versicolor é uma micose superficial da pele cujo agente causador é um fungo que habita a própria pele, porém em algumas pessoas, em que as condições são favoráveis, temos o desenvolvimento da doença.
Muitas vezes, a doença é percebida poucos dias após a exposição da pele ao sol, isso porque nas áreas da pele afetadas pela micose, a pele não se bronzeia. Com o bronzeamento da pele ao redor ficam perceptíveis as áreas mais claras onde está a doença e a pessoa acha que pegou a micose na praia ou piscina. Entretanto, o sol apenas mostrou onde estava a micose. Vem daí a crença de ser uma "micose de praia".
As condições que tornam favorável o desenvolvimento do fungo são: umidade excessiva, seja por roupas úmidas, cabelos constantemente úmidos, excesso de cremes no corpo ou cabelos, calor, abafamento e predisposição individual.
As áreas de pele mais oleosa, como a face, couro cabeludo, pescoço e a porção superior do tronco são as mais frequentemente atingidas.
A doença se manifesta formando manchas claras, acastanhadas ou avermelhadas que se iniciam pequenas e podem se unir formando manchas maiores.
O Prurido (coceira), é minimo.
neste caso as manchas de Pitiríase Versicolor são eritemato acastanhadas, por isso o nome do fungo "Versicolor" que tem várias cores |
máculas eritemato acastanhadas, confluentes no tórax anterior |
embora o prurido seja possível a queixa principal do paciente é mudança na cor da pele |
Como é o tratamento definitivo
ResponderExcluirA principal atitude a ser tomada é evitar umidade, calor e abafamento, em relação ao tratamento medicamentoso temos os produtos a base de cetoconazol em shampoo e loções e em casos resistentes acrescentamos o tratamento oral. Ou seja nada é definitivo, você pode se re-contaminar com o fungo.
ResponderExcluirEu to com o Mesmo Problema, será que que tenho que passar algum creme, ou alguma coisa pra tirar isso ?
ResponderExcluir