Realmente é desagradável a presença de manchas nestas áreas, a sensação gerada por elas é a de menor liberdade de movimentos e, porque não, da nossas livre escolha de certas roupas. Pensando neste tema, algumas dicas que podem ser úteis para evitá-las e tratá-las:
Como evitá-las:
-evite a depilação com cera quente ou lâminas pois o atrito ocasionado por estes métodos causam pequenas escoriações (machucados) que cursam com a formação de manchas após a cicatrização.
-controle seu peso pois o sobrepeso ou a obesidade levam ao aumento de certos hormônios que podem estimular o crescimento da epiderme (camada superficial da pele) e também de sua pigmentação, tal desordem é conhecida no meio médico como acantose nigricans. Além do que, o aumento do peso leva consequentemente ao aumento do atrito.
-evite roupas muito apertadas pois elas também aumentam o atrito local e com isso a formação de manchas.
-Nunca use desodorantes ou cremes com álcool.
-fique atento com a presença de essências ou perfumes em cremes ou desodorantes pois o contato com o sol pode reagir e gerar uma mancha; receitas milagrosas que misturam limão e açúcar para esfoliar a pele também devem ser evitadas pois caso esta mistura seja exposta ao sol ela pode gera uma mancha de difícil remoção conhecida como fotodermatose.
Como tratá-las:
-Optar pela depilação com Laser é uma ótima maneira de eliminar os pêlos e com isso não ser mais necessário o uso de lâminas ou cera quente.
-use cremes hidratantes, roupas leves e menos coladas ao corpo e principalmente use e abuse do filtro solar.
-Cremes contendo agentes clareadores indicados de acordo com o tipo de pele e origem da mancha.
-Procure sempre ajuda médica especializada para identificação do problema e também da indicação do tratamento.
Comentários
Postar um comentário