Pular para o conteúdo principal




Mitos e verdades sobre os cuidados com as unhas




1-Fazer a unha toda semana ajuda no crescimento?

Mito, fazer a unha toda semana não ajuda no crescimento, porém o cuidado com o corte e lixamento da ponta da unha bem como a hidratação contínua com óleos e cremes hidratantes emolientes evitam desidratação e também a quebra da mesma. Orientamos sempre que aquelas pacientes que tem por hábito esmaltar as unhas semanalmente que evitem também a remoção completa da cutícula, que é uma estrutura ungueal importante para a proteção contra fungos e bactérias e que também que evitem o uso de acetona concentrada e dessa forma diminuindo os riscos de fraturas indesejadas.




2-Gestantes podem esmaltar as unhas?

Sim, a concentração de substancias químicas tóxicas é baixa para ser absorvida pela mãe primeiramente e eliminada pelo leite materno, porém devemos ficar atentos com a inalação desses produtos pois são altamente voláteis e aí sim podem prejudicar o bebê.




3-Quais os principais agressores para as unhas?

Os principais agressores das unhas são a umidade constante (mexer com agua diariamente), contato com detergentes, sabões, produtos de limpeza de modo geral, removedores de esmalte, acetona… Por outro lado o ressecamento e a falta de hidratação também é um hábito que prejudica a unha. Alimentação deficiente de certos grupos de vitaminas como A, E, D, vitaminas do grupo B, Biotina, carência de Ferro, carência de proteínas, dietas muito restritivas.




4-Por que as unhas descamam?

A descamação da unha é um sinal de que algo não vai bem, ela indica na maioria das vezes que a unha encontra-se desidratada provavelmente por um dos fatores descritos a cima, em algumas situações também podem ser indicativas de problemas internos como alterações hormonais da tireóide, deficiências nutricionais, doenças da pele como psoríase, eczemas, dermatite atópica… para trata-las devemos identificar a causa, se for simples como o contato com substancias químicas e excesso de água, basta hidratarmos com cremes a base de uréia ou mesmo usar hidratantes emolientes com óleos essenciais e principalmente usar luvas protetoras para evitar o contato constante com a água.




5- Os removedores são mais indicados do que a acetona?

Sim, os removedores não possuem acetona na sua composição dessa forma são menos agressivos para a unha, desidratando-a menos do que com o uso de acetona.

Além disso os removedores apresentam em sua composição substancias emolientes que ajudam a hidratar um pouco mais a unha e a cutícula.







6-Como evitar acidentes com as unhas?

Devemos sempre usar luvas para mexer com água, produtos químicos, terra, corta-las arredondadas nas mão e quadradas nos pés, evitar remover excessivamente a cutícula, hidrata-las sempre após o contato com a água e ter uma dieta equilibrada.






7-Usar esmalte escuro fortalece a unha?

Não fortalece, é mito e muitas vezes esse hábito pode até mesmo prejudicar pois usamos mais acetona para a remoção do esmalte e em algumas situações deixar o esmalte muitos dias sobre a unha também leva a formação de manchas inestéticas.

 





8-Crianças podem esmaltar as unhas?

Não há proibições porém os pais devem ter bom senso pois as crianças são mais susceptíveis a reações alérgicas e colocam frequentemente as mãos na boca, vale lembrar que na criança é contra indicado a remoção da cutícula. Geralmente após os 7 anos é uma fase mais tranquila para deixar a criança entrar em contato com os esmaltes, mesmo assim, devemos dar preferencia a esmaltes infantis pois o cheiro e a quantidade de substancias tóxicas é menor, além do que o esmalte infantil pode ser removido com água evitando o contato com a acetona. Outra possibilidade é o uso de esmalte hipoalergênicos que diminuiria o risco de reações alérgicas na criança.

 





9-Quais os produtos utilizados para hidratar as unhas e qual o melhor momento para isso?

As unhas devem ser hidratadas sempre que lavamos as mãos, esse seria o melhor momento, hidratantes com uréia na composição são os mais indicados porém óleos como o de amêndoas pode ser utilizado para massagear a unha e cutícula com excelentes resultados. Outra dica importante é deixar as unhas sem esmalte 1 semana no mês ou então 2 a 3 dias antes de esmalta-las.




10-As unhas podem ser lixadas em sua superfície?

O hábito de lixar as unhas em sua superfície deve ser desencorajado pois deixa a unha mais fina e porosa facilitando a penetração de substancias tóxicas e também a penetração de bactérias e fungos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Micose superficial de pele, como evitar as recidivas

Conhecida popularmente como "pano branco", a Pitiríase Versicolor é uma micose superficial da pele cujo agente causador é um fungo que habita a própria pele,  porém em algumas pessoas, em que as condições são favoráveis, temos o desenvolvimento da doença. Muitas vezes, a doença é percebida poucos dias após a exposição da pele ao sol, isso porque nas áreas da pele afetadas pela micose, a pele não se bronzeia. Com o bronzeamento da pele ao redor ficam perceptíveis as áreas mais claras onde está a doença e a pessoa acha que pegou a micose na praia ou piscina. Entretanto, o sol apenas mostrou onde estava a micose. Vem daí a crença de ser uma "micose de praia". As condições que tornam favorável o desenvolvimento do fungo são: umidade excessiva, seja por roupas úmidas, cabelos constantemente úmidos, excesso de cremes no corpo ou cabelos, calor, abafamento e predisposição individual. As áreas de pele mais oleosa, como a face, couro cabeludo, pescoço e a porção supe

Clínica DERMATOLUX um novo conceito

A Clínica Dermatolux foi concebida para ser um espaço de saúde e bem-estar. Além da confortável instalação, conta com os mais modernos equipamentos médicos dermatológicos e está pronta para oferecer o melhor atendimento em procedimentos dermatológicos.  Vamos além da estética, priorizamos a sáude!!! Todos os procedimentos são realizados por médico Dermatologista Especializado pela Sociedade Brasileira de Dermatologista  http://www.magalisimoes.dermatosbd.org.br Procedimentos realizados: Laser de Co2-Dual Deep para tratamento de rugas, flacidez, cicatriz de acne e estrias Laser de Diodo-Depilação definitiva eficiente Peeling de Cristal-rugas superficiais, acne, manchas e estrias Peeling químico superficial e médio para tratamento de manchas e rugas Dermoabrasão cirurgica-cicatrizes de acne e estrias Fototerapia-tratamento de Psoríase e Vitiligo Radiofrequencia fracionada-tratamento de rugas e cicatrizes Crioterapia-tratamento do câncer de pele e de verrugas Subincisão-t

Subincisão para correção de cicatriz atrófica

Cicatriz deprimida de cesariana Subcisão é uma técnica cirúrgica usada para a correção de rugas e sulcos da face, cicatrizes deprimidas e outras alterações do relevo cutâneo, incluindo a celulite. Em tais alterações, a pele encontra-se retraída por septos fibróticos subcutâneos. A técnica foi descrita e registrada em 1995 por Orentreich e Orentreich como uma nova alternativa cirúrgica para a correção de rugas e cicatrizes deprimidas da face. A subcisão é indicada também para o tratamento da celulite. Com a técnica, as traves fibrosas subcutâneas são seccionadas para liberar a tração que elas exercem sobre a pele. No procedimento cirúrgico, são também seccionados vasos sanguíneos, presentes junto aos septos, resultando na formação de hematomas. Esses hematomas, estimulam a formação de um novo tecido conjuntivo, que vai atuar preenchendo o local tratado e redistribuindo a gordura, as forças de tração e tensão. A técnica é também utilizada em preenchimentos, corrigindo